AC Contábil - Dúvidas Gerais
Como fazer um Instala Terminal?

No terminal no qual você deseja colocar o sistema, acesse o Ambiente de Rede ou Meus Locais de Rede. Entre na máquina onde o sistema está instalado, na pasta do AC, execute o arquivo Instala Terminal e clique no botão Iniciar.

Obs: Caso não tenha a pasta BDE dentro da pasta do sistema AC, clique Aqui.
Obs2: Caso tenha dado certo, acesse o sistema pelo ícone que foi criado na sua Área de Trabalho.




Como colocar a pasta BDE dentro da pasta do AC?
   No servidor do Fortes AC acesse o site www.fortesinformatica.com.br, vá na opção de Soluções > Downlods > Utilitários e baixe o arquivo "BDE - Somente Arquivos sem Instalador". Salve na pasta "Meus Documentos", por exemplo.
   Acesse a pasta e execute esse arquivo, vai aparecer uma janelinha com a opção "Extrair arquivos para a seguinte pasta", clique no botão com "3 pontos" e coloque para a pasta do AC, por exemplo: C:\Fortes\AC, depois é so mandar extrair.

   Obs: Lembrando que este procedimento será feito na máquina onde o Fortes AC está instalado e servirá para criar a pasta BDE dentro da pasta AC.




Como faço para que o nome do licenciado não seja exibido nos relatórios?
Acesse o menu Utilitários > Configuração, selecione a aba Geral > Listagens e Relatórios, desmarque a opção "Imprimir Licenciado" e confirme a alteração.




Como faço para que o nome do usuário não seja exibido nos relatórios?
Acesse o menu Utilitários > Configuração, selecione a aba Geral > Listagens e Relatórios, desmarque a opção "Imprimir Usuário" e confirme a alteração.




O sistema AC Contábil gera algum arquivo para programas da Secretaria da Receita Federal?

Sim. O SINCO (Sistema Integrado de Coleta). Em Movimentos > Gerar Arquivos do Sinco.



Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo: http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_Ger_Arqui_do_Sinco_130608




Em quais formatos de arquivo possíveis o sistema AC Contábil pode gerar seus relatórios?

Documento PDF (pdf), Formato Rich Text (rtf), Planilha Excel (xls), Página da Web (html) e o Padrão do sistema (rpf).



Obs: O Formato Padrão (rpf) só é aberto pelos Sistemas da Fortes.




Tenho como acessar o FAQ por dentro do AC?

Sim. Através do Ícone vermelho com o Sinal de Interrogação (?).




Para que serve o Campo "Procure uma tela... (Ctrl+P)"?

A opção "Procure uma tela... (Ctrl+P)" serve para localizar o que você está querendo fazer e não está encontrando no sistema. Para utilizar essa ferramenta basta digitar no campo o que está procurando que o sistema localizará. Dessa forma ao escolher alguma opção o sistema abrirá exatamente o que você desejava fazer.


 




Mensagem de erro: "O perfil do usuário não está definido pra este ambiente", o que fazer?

Vá no menu Utilitários > Outro Subsistema e acesse o Subsistema Administração. Acesse agora o Menu Cadastros> Usuários> Cadastro, localize o usuário que deseja dar acesso e clique em Editar(F3). Observe que há uma coluna com todas as empresas cadastradas no sistema, localize a empresa que quer dar o acesso e clique no campo ao lado, na coluna Contábil, irá aparecer uma seta para selecionar o  perfil de acesso a essa empresa, selecione o perfil e faça a mesma coisa para cada um dos Subsistemas na respectiva empresa. Ao terminar é só confirmar no "Ok (F9)".




Ao emitir relatórios, caso não apareça o CNPJ completo, o que devo fazer para corrigir?

Vá ao menu Cadastros > Empresas selecione a empresa em que você está trabalhando e clique em "Editar(F3)". No campo Estabelecimentos, selecione o seu estabelecimento Matriz e clique em "Editar (F3)".

Marque a opção "Estabelecimento Matriz" e clique em "OK (F9)". Confirme novamente em "OK (F9)". Vá ao menu Utilitários - Outra Empresa e clique em "OK (F9)". Depois, é só emitir o relatório novamente.







Como definir um Período de Digitação/Delimitar período para lançamentos?

Acesse o menu Utilitários > Configuração > clique na paleta Contábil > Lançamentos, marque a opção - "Restringir" e defina o período desejado para serem efetuados os lançamentos. Confirme no "Ok(F9)".







Para que serve a Agenda?
Serve para colocar um lembrete de algo que tem que ser feito antes de encerrar o exercício e será apresentado no momento do encerramento.

Cadastro do agendamento:



Momento do encerramento:




Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=169
 



AC Contábil - Dúvidas sobre Cadastros
Como cadastrar um novo Estabelecimento (Filial) na minha empresa?
Acesse o Menu Cadastros > Empresas, localize e selecione a Empresa que deseja criar o novo Estabelecimento e tecle em "Editar (F3)", vá na opção "Estabelecimentos" e tecle "Novo (F2)". Informe todos os dados desse novo Estabalecimento e ao terminar confirme no "OK (F9)" no cadastro desse novo Estabelecimento e no "OK (F9)" para confirmar a alteração desta Empresa.


Como criar uma Nova Empresa e Importar os cadastros de outra empresa já cadastrada?

    Acesse o Menu Cadastros > Empresas, tecle "Novo (F2)" para incluir a nova Empresa. Informe todos os dados da Empresa, inclusive os dados dos Estabelecimentos e ao terminar confirme no "OK (F9)".

    Irá abrir uma janela com algumas opções, e dentre elas a opção de 'Copiar Cadastros de outra empresa', selecione a empresa no qual deseja copiar os cadastros e confirme no "OK (F9)".




Para que servem os Centros de Resultados?

É utilizado para separar os lançamentos por centro de custo. Facilitando a conciliação (melhor gerenciamento da empresa) e melhor visualização dos relatórios. Podendo assim, ter o controle das receitas e despesas de cada centro (setores).

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=171




Onde alterar a máscara do Plano de Contas?

1º Não pode haver lançamentos no sistema.

2º Caso tenha um plano de contas cadastrado será necessário acessar o sistema com o usuário "SOS" e para pegar a senha entre em contato com o suporte da Fortes Informática.
3º Para alterar a máscara vá ao Menu Utilitários > Configuração,  na paleta Contábil > Plano de Contas, altere a "Definição dos Grupos" e a "Máscara das Contas" conforme a necessidade.

Obs: Indicamos que entre em contato com o Suporte da Fortes Informática para executar este procedimento.




Como Sincronizar cadastros ou copiar os cadastros de uma empresa para outra?

No Menu Utilitários > Empresa > Sincronizar Cadastros, selecione a empresa com a qual deseja sincronizar os cadastros e confirme no "OK (F9). Escolha qual cadastro deve ser sincronizado teclando nas abas na parte superior da janela. Caso queira sincronizar todas as informações clique em << ou >>, mas, caso queira sincronizar apenas uma das informações, selecione a desejada e clique em < ou >. Importante observar que a indicação do sinal implica na importação ou exportação de cadastro de sua empresa para a outra empresa escolhida.



Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_sinc_cad_empresas




Como cadastrar uma nova Conta no Plano de Contas?

No Menu Cadastros > Plano de Contas, clique em "Novo (F2)", informe somente a conta sintética (Mãe) que o sistema trará a seqüência da conta, criando a respectiva conta analítica. Informe a natureza (Credora ou Devedora), se esta conta é de Grande Movimentação ou não e confirme no "OK (F9)".

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_plano_contas




Como fazer vários lançamento com as mesmas contas(D/C)sem precisar digitá-las novamente?
Para isso existe a ferramenta Ocorrências, que são lançamentos pré-cadastrados, facilitando assim, o processo de digitação dos lançamentos repetitivos. Para cadastrá-las, vá ao Menu Cadastros > Ocorrências.

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=240



Como alterar o código reduzido de uma conta?
Entre no menu Utilitários > Configuração na aba Contábil > Plano de Contas e marque a opção "Alterar código reduzido". Depois entre no cadastro do Plano de Contas, localize a(s) conta(s) que deseja mudar o código e faça a(s) alteração(ões).

Caso queira colocar em ordem todos os códigos reduzidos vá no Menu Utilitários > Renumerar Reduzidos.


Criei uma empresa e não copiei os cadastros de outra empresa, o que devo fazer para copiar os Cadastros (Plano de Contas, Historicos, etc...)?

No Menu Utilitários > Empresa > Sincronizar Cadastros, selecione a empresa com a qual deseja sincronizar os cadastros e confirme no "OK (F9). Escolha qual cadastro deve ser sincronizado teclando nas abas na parte superior da janela. Caso queira sincronizar todas as informações clique em << ou >>, mas, caso queira sincronizar apenas uma das informações, selecione a desejada e clique em < ou >. Importante observar que a indicação do sinal implica na importação ou exportação de cadastro de sua empresa para a outra empresa escolhida.

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_sinc_cad_empresas




Como faço para reorganizar os sequênciais de meus lançamentos, pois os mesmos estão desorganizados?
No Menu Utilitários > Renumerar Lançamentos, informe o período a ser reorganizado e tecle "OK (F9)".

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=273



No cadastro de históricos, o que significa [], [D], [T], [V]?

Para intercalar complementos de informações nos históricos. Respectivamente signifa:
[] Qualquer tipo de valor
[D] Data
[T] Texto
[V] Valor

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_cria_hist_lancamento




Em que circunstância a Aba LALUR é habilitada no Plano de Contas?
Quando é editada uma conta não patrimonial e analítica.







No AC Contábil possui plano de contas Alternativo? Se positivo, como configurar para uso?

Sim. Em Utilitários > Configuração > Listagens e Relatórios > Diversos. Marque a opção, “Utilizar plano de contas alternativo”.





Depois vá no cadastro de Plano de Contas e na opção recém habilitada: “Plano Alternativo” cadastre o Código e a Descrição do novo plano.





No cadastro de Fórmulas para Cálculo dos Índices, especificamente no campo Expressão Matemática. O que significam as Letras c, d e f respectivamente?

c – Plano de Contas; d – Contas da DRE; f – Outros Índices;





Para que serve a opção de "Livro Caixa" dentro do cadastro de uma conta do plano de contas?

A opção de “Livro Caixa” serve para definir as contas que participarão da movimentação do relatório do Livro Caixa, trazendo assim todos os lançamentos das contas que foram marcadas.






Para que serve a opção "Grande Movimentação" dentro do cadastro de uma conta do plano de contas e como usar?
Essa opção de "Grande movimentação" serve para definir a conta, cuja opção referida esteja marcada, tenha seus lançamentos resumidos por dia no "Livro Razão" e "Razão de Conciliação". Explicação de como configurar, abaixo:

1º Passo: Configurar no cadastro da conta no plano de contas qual é a conta que deseja visualizar de forma reduzida.






2º Passo: Marcar na configuração dos relatórios "Razão de conciliação" ou "Livro Razão" a opção "Resumir Contas de grande movimentação" em seguida é só visualizar.  





Como faço para recuperar um lançamento, conta, ocorrência ou histórico excluído?

Acesse o menu Utilitários > Lixeira. Defina o período (*), marque a(s) opção(ões) que deseja restaurar e clique no botão "OK (F9)". Selecione o dado que foi excluído e clique no botão "restaurar".

(*) Esse é o periodo de exclusão das informações e não a data do lançamento.




Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=228




Mensagem de erro: "O perfil do usuário não está definido pra este ambiente", o que fazer?

Vá no menu Utilitários > Outro Subsistema e acesse o Subsistema Administração. Acesse agora o Menu Cadastros> Usuários> Cadastro, localize o usuário que deseja dar acesso e clique em Editar(F3). Observe que há uma coluna com todas as empresas cadastradas no sistema, localize a empresa que quer dar o acesso e clique no campo ao lado, na coluna Contábil, irá aparecer uma seta para selecionar o  perfil de acesso a essa empresa, selecione o perfil e faça a mesma coisa para cada um dos Subsistemas na respectiva empresa. Ao terminar é só confirmar no "Ok (F9)".




Ao emitir relatórios, caso não apareça o CNPJ completo, o que devo fazer para corrigir?

Vá ao menu Cadastros > Empresas selecione a empresa em que você está trabalhando e clique em "Editar(F3)". No campo Estabelecimentos, selecione o seu estabelecimento Matriz e clique em "Editar (F3)".

Marque a opção "Estabelecimento Matriz" e clique em "OK (F9)". Confirme novamente em "OK (F9)". Vá ao menu Utilitários - Outra Empresa e clique em "OK (F9)". Depois, é só emitir o relatório novamente.







Dentro da tela de lançamento em determinada empresa qual seria o motivo para não aparecer o campo “estabelecimento” e “centro de resultados” de cada conta?

Devido à empresa ter apenas um estabelecimento e um centro de resultados.


A tela de lançamentos se apresentará assim:





Tenho como apagar todo o plano de contas de uma vez só? Se sim, diga em que circunstância eu posso fazer e qual o processo?

Sim. Somente poderá apagar o plano de contas se não houver lançamentos feitos na empresa. Para isso, deve ir ao menu Utilitários > Empresa > Apagar cadastros, marque a opção “Plano de Contas” em seguida clique em "Apagar (F9)". O sistema irá pedir confirmação da senha, se refere a senha que o usuário acessa o sistema.








Para que serve a Agenda?
Serve para colocar um lembrete de algo que tem que ser feito antes de encerrar o exercício e será apresentado no momento do encerramento.

Cadastro do agendamento:



Momento do encerramento:




Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=169
 



Se uma ocorrência já foi utilizada várias vezes ao fazer os lançamentos e depois o usuário alterar o cadastro dessa ocorrência, o que acontecerá com os lançamentos que a utilizaram?

Nada, pois após a inclusão do lançamento a ocorrência perde o vínculo com o lançamento contábil, portanto, alterando a ocorrência só vai ter influência nos próximos lançamentos.





Para que serve o cadastro de "Contas com lançamento mensal"?

É um cadastro gerencial, onde são informadas as contas que todo mês possuem pelo menos um lançamento e depois tira-se o relatório "Contas sem lançamento mensal" para verificar se foram feitos os lançamentos nas contas cadastradas.


Cadastro da conta que será gerenciada:




Relatório de gerenciamento da conta:







Explique para que serve a opção "operação" na DLPA.

Serve para que sejam levados para a conta da DLPA somente os lançamentos de uma determinada operação (débito ou crédito) da conta vinculada, ou seja, se for informada a operação "débito" o sistema irá levar somente os lançamentos debitados pela conta vinculada que tiveram  como contra-partida a conta de Lucros ou Prejuízos acumulados.




Tenho como imprimir a agenda? Como?

Sim. Na opção imprimir do rodapé. Marcam-se as opções “Mês/Ano” e “Observações”. Caso não deixe marcar as observações é só diminuir o tamanho da coluna observações na “grid” ou marcar a opção de "Paisagem" na Orientação em antes de imprimir.

Opção de imprimir:



Configuração da impressão:




A empresa tem vários estabelecimentos e vários centros de resultados, no cadastro de uma conta informo um estabelecimento e um centro de resultados para ela. Quando eu lançar nessa conta o lançamento vai ser sempre para esse estabelecimento e centro?

Não obrigatoriamente, essas opções de estabelecimento e centro de resultados informados(opcionalmente) no cadastro da conta servem somente para que sejam sugeridos no momento do lançamento, mas podem ser modificados caso necessário.




Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_plano_contas




Ao pedir para gerar o arquivo do Sped Contábil aparece a mensagem: "Atenção: Contabilista não cadastrado e/ou não associado ao estabelecimento matriz". O que devo fazer?

Vá ao menu Cadastros > Empresas selecione a empresa em que você está trabalhando e clique em "Editar(F3)". No campo Estabelecimentos, selecione o seu estabelecimento Matriz e clique em "Editar (F3)", no campo contabilista indicar o contabilista responsável, se neste campo ao clicar na seta aparecer vazio, é necessário primeiro cadastrar o contabilista em Cadastros > Contabilistas.






AC Contábil - Dúvidas sobre Movimentos
Para que servem os Centros de Resultados?

É utilizado para separar os lançamentos por centro de custo. Facilitando a conciliação (melhor gerenciamento da empresa) e melhor visualização dos relatórios. Podendo assim, ter o controle das receitas e despesas de cada centro (setores).

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=171




Como fazer um Balanço de Abertura ou inclusão de Saldo Inicial?

     No Menu Movimentos > Lançamentos, informe o periodo que deseja fazer lançamentos ou cancele a tela de contexto e tecle "Novo (F2)" para iniciar o lançamento.

     Utilize a tecla F6 para mudar para a 4ª Fórmula e depois informe todas as contas com saldo devedor e depois todas as contas com saldo credor com seus devidos valores.

     Obs: A data do lançamento deve ser o último dia do período anterior. Ex: 31/12/xxxx

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_bal_abertura



Como fazer o Encerramento do Exercício ?

     Entre no Menu Movimentos > Encerramento do Exercício, tecle "Novo (F2)", coloque o Mês/Ano do Encerramento, informe as contas de "Resultado do Exercício" e a de "Lucros ou Prejuízos Acumulados",  e confirme no "OK (F9)".

     Obs: A conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados deve ser uma conta Patrimonial.

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_Encer_Exerc_300408




Como fazer Lançamentos com o Código Reduzido?

     No lançamento, nos campos da conta devedora e credora, tecle PageUp (teclado) e digite o código Reduzido.
    
Obs: Os códigos reduzidos das contas estão no Cadastro de Plano de Contas na coluna Reduzido.




Como Exportar lançamentos de uma empresa para outra?

     Vá ao Menu Movimentos > Exportação, informe o código do cadastro da empresa que receberá os lançamentos, informe o periodo, um comentário e clique em "Salvar (F9)", escolha a pasta C:\CG (caso esteja no servidor) para o destino do arquivo, informe o nome do arquivo a ser criado e clique em Salvar.

     Logo depois, entre na empresa que receberá o arquivo e vá ao Menu Movimentos > Importação, selecione o arquivo que foi salvo e clique em Importar Marcadas.

     Obs: Caso a Caixa de Entrada não esteja configurada, vá ao Menu Utilitários > Configuração, na aba Contábil > Importação, marque a opção "Pasta Específica para esta Máquina" e defina a pasta C:\CG.

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new.php?id=187




Como Transferir Lançamentos de uma conta para outra?

No Menu Utilitários – Transferir Lançamentos, informe o período a ser transferido e qual a conta de origem e destino e depois tecle "Iniciar (F9)".

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_transf_lancamentos




Como excluir de uma unica vez, todos os Lançamentos de uma Conta, Estabelecimento ou Centro de Resultado?
No Menu Utilitários > Eliminar Lançamentos, selecione o período e se necessário faça um filtro pela Conta, Estabelecimento ou Centro de resultados e tecle "Iniciar (F9)".



Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_excl_lancamentos



Como fazer vários lançamento com as mesmas contas(D/C)sem precisar digitá-las novamente?
Para isso existe a ferramenta Ocorrências, que são lançamentos pré-cadastrados, facilitando assim, o processo de digitação dos lançamentos repetitivos. Para cadastrá-las, vá ao Menu Cadastros > Ocorrências.

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=240



Como faço para alterar a Data de um Lançamento?
Selecione o lançamento que deseja alterar a data e tecle "F7" ou no botão "Alterar Data (F7)" no canto inferior esquerdo da tela de lançamentos.





Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_alt_data_lancamento



Como definir um Período de Digitação/Delimitar Período para Lançamentos?
Acesse o menu Utilitários > "Configuração", na aba Contábil > Lançamentos e marque a opção "Restringir" e defina o período desejado para serem efetuados os lançamentos.


Ao processar a DRE, o que fazer quando aparecem contas com valores errados ou saldo zero?

Inicialmente, lembramos que existem 4 formas de obter o valor de uma conta na DRE. A conta pode ser Sintética, Vinculada à conta do Balancete, Resultado de operações da DRE ou pode ter o seu Valor Informado Manualmente.

Selecione a conta que deseja analisar e tecle em "Alterar (F3)" e verifique no campo "cálculo" em que tipo ela se enquadra:

1º Caso - Conta sintética

O saldo dessa conta será o somatório algébrico das contas filhas.

2º Caso - Vinculada à conta do balancete

Se o saldo da conta da DRE estiver com valor zero, verifique se no campo vínculos está informada alguma conta do seu plano de contas, pois será o saldo dessa conta que será levado para a conta da DRE. Se o saldo da conta na DRE estiver com o valor diferente do que consta no balancete, verifique se no campo "vínculos" a conta informada está correta, ou seja, se é a mesma do balancete.

3º Caso - Resultado de operações da DRE

O saldo será o somatório algébrico das contas(que não possuem contas filhas) anteriores à conta que está sendo analisada.

4º Caso - Valor informado manualmente

O saldo dessa conta é o valor digitado pelo próprio usuário.

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_dre




O sistema AC Contábil gera algum arquivo para programas da Secretaria da Receita Federal?

Sim. O SINCO (Sistema Integrado de Coleta). Em Movimentos > Gerar Arquivos do Sinco.



Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo: http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_Ger_Arqui_do_Sinco_130608




Como posso iniciar um lançamento para concluir em outra oportunidade?

Vá no menu Movimentos > Lançamentos Pendentes, clique em Novo (F2), coloque o histórico desse lançamento no campo “Complementares” cadastre as contas "Devedoras ou Credoras", clique em OK. Para dar continuidade é só ir no Menu Movimentos > Lançamentos Pendentes, selecione o lançamento a ser continuado e clique em Editar.


Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=261




Em que circunstância a Aba LALUR é habilitada no Plano de Contas?
Quando é editada uma conta não patrimonial e analítica.







Como fazer lançamentos com o Código Reduzido?

Temos duas opções:

1ª – Em Utilitários > Configuração > na aba Contábil > Lançamentos, marque a opção “Utilizar códigos reduzidos” e no momento do lançamento no campo de conta é só digitar o código reduzido da conta desejada;





2ª – Em lançamentos tecle "Page Up" no campo de conta e digite o código reduzido da conta desejada.





Como faço para gerar o Arquivo Eletrônico do INSS (MANAD)?
No menu Movimentos > Gerar Arquivo do MANAD (INSS), preencha os campos correspondentes, indique o caminho onde o arquivo deverá ser salvo o arquivo e clique em Gerar.






Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_Ger_Arq_MANAD_160508



Como faço para excluir vários lançamento de uma só vez na tela de lançamentos?

Entre na tela de lançamentos, selecione (*) os lançamentos que deseja excluir e, mantendo a tecla "shift" pressionada, tecle "F4". Em seguida, confirme a exclusão.

(*) Para selecionar um lançamento, clique na coluna que apresenta a caixa de marcação (normalmente, a esquerda da coluna "Data") ou selecione esta coluna e tecle "espaço".




Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_excl_lancamentos




Como faço para recuperar um lançamento, conta, ocorrência ou histórico excluído?

Acesse o menu Utilitários > Lixeira. Defina o período (*), marque a(s) opção(ões) que deseja restaurar e clique no botão "OK (F9)". Selecione o dado que foi excluído e clique no botão "restaurar".

(*) Esse é o periodo de exclusão das informações e não a data do lançamento.




Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=228




Na opção de filtro nos lançamentos, posso realizar uma filtragem pelos históricos?

Não, mas existe a opção "Encontrar", ela serve para que sejam localizadas expressões nos históricos dos lançamentos.
Obs: Essa opção não realiza uma filtragem.






Como definir um Período de Digitação/Delimitar período para lançamentos?

Acesse o menu Utilitários > Configuração > clique na paleta Contábil > Lançamentos, marque a opção - "Restringir" e defina o período desejado para serem efetuados os lançamentos. Confirme no "Ok(F9)".







Como faço para alterar a data de vários lançamentos de uma só vez?

Entre na tela de lançamentos, selecione (*) os lançamentos que deseja alterar a data e, mantendo a tecla "shift" pressionada, tecle "F7". Em seguida, informe a nova data e confirme no "Ok (F9)".

(*) Para selecionar um lançamento, clique na coluna que apresenta a caixa de marcação (normalmente, a esquerda da coluna "Data") ou selecione esta coluna e tecle "espaço".






Dentro da tela de lançamento em determinada empresa qual seria o motivo para não aparecer o campo “estabelecimento” e “centro de resultados” de cada conta?

Devido à empresa ter apenas um estabelecimento e um centro de resultados.


A tela de lançamentos se apresentará assim:





Como faço para que na tela de lançamentos apareça ao lado das contas seus saldos?

Em Utilitários > Configuração > Contábil > Lançamentos e marcar a opção de “Exibir Saldo da Conta” e marcar se quer “Saldo na data do lançamento” ou “Último Saldo”. Confirmar alteração no "Ok(F9)".

Configuração da opção:



Saldo das contas nos lançamentos:




Nos lançamentos como faço pra que sugira a ocorrência do lançamento anterior?

No menu Utilitários > Configuração > Contábil > Lançamentos, marcar a opção de “Sugerir ocorrência anterior”. Confimar a alteração no "Ok(F9)".




Se uma ocorrência já foi utilizada várias vezes ao fazer os lançamentos e depois o usuário alterar o cadastro dessa ocorrência, o que acontecerá com os lançamentos que a utilizaram?

Nada, pois após a inclusão do lançamento a ocorrência perde o vínculo com o lançamento contábil, portanto, alterando a ocorrência só vai ter influência nos próximos lançamentos.





Tenho a possibilidade de importar extrato bancário no sistema? De que banco, como faço essa importação e para que serve essa ferramenta?

Sim. Do Bradesco .Para importar, vou no menu Movimentos > Extratos Bancários > na opção "Importar", informo a conta, o mês/ano, seleciono o arquivo a ser importado e confirmo no "OK (F9)". Essa ferramenta serve para que seja feita uma conciliação bancária pelo próprio sistema, ou seja, ao importar o arquivo com toda a movimentação do banco tenho a possibilidade de tirar o relatório de Conciliação Bancária para comparar o que foi digitado no sistema com o que tem no arquivo importado. É importante saber que será importado o espelho do extrato e que isso não gera os lançamentos, mas otimiza a conciliação.

Importação do arquivo:



Relatório de conciliação:




O AC Contábil gera arquivo para a Agência Nacional de Saúde? Onde?

Sim. Em movimentos > Gerar arquivo para ANS.




Se na empresa não tiver nenhuma DRE, como faço para criar uma DRE Modelo sem precisar cadastrar toda manualmente?

Em Movimentos > DRE/Apurações Diversas, na opção "Criar (F2)", informe a Descrição como “Modelo”, marque a opção “Copiar estrutura de outra DRE”, selecione a empresa “0001- Modelo” e a DRE Modelo e confirme no "Ok (F9)". Após sair dessa DRE Modelo, vá na opção “Definir como Padrão”.




A empresa tem vários estabelecimentos e vários centros de resultados, no cadastro de uma conta informo um estabelecimento e um centro de resultados para ela. Quando eu lançar nessa conta o lançamento vai ser sempre para esse estabelecimento e centro?

Não obrigatoriamente, essas opções de estabelecimento e centro de resultados informados(opcionalmente) no cadastro da conta servem somente para que sejam sugeridos no momento do lançamento, mas podem ser modificados caso necessário.




Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_plano_contas




Ao pedir para gerar o arquivo do Sped Contábil aparece a mensagem: "Atenção: Contabilista não cadastrado e/ou não associado ao estabelecimento matriz". O que devo fazer?

Vá ao menu Cadastros > Empresas selecione a empresa em que você está trabalhando e clique em "Editar(F3)". No campo Estabelecimentos, selecione o seu estabelecimento Matriz e clique em "Editar (F3)", no campo contabilista indicar o contabilista responsável, se neste campo ao clicar na seta aparecer vazio, é necessário primeiro cadastrar o contabilista em Cadastros > Contabilistas.






Tenho como fazer um encerramento separado por estabelecimento e/ou centro de resultado? Como?

Sim. Primeiramente é necessário ir em Utilitários > Configuração > Contábil > Lançamentos em seguida na área de "Separar lançamentos de encerramento por", marcamos as opções "Estabelecimento e/ou centro de resultado", depois podemos fazer o encerramento normal que sairá com os valores de cada conta divididos.





Tenho uma DRE já criada e depois faço alguns lançamentos. A DRE irá atualizar os valores automaticamente, reconhecendo esses novos lançamentos? Se não, como proceder?

Não irá reconhecer os novos lançamentos. Para que essa DRE reconheça é necessário reprocessar as colunas em que houveram os novos lançamentos.





AC Contábil - Dúvidas sobre Relatórios
Como salvar um relatório em arquivo (Word, Excel, PDF, HTML)?

Após visualizar o relatório, clique na opção Salvar (no canto esquerdo superior da tela). Selecione o filtro que deseja utilizar no arquivo (Word, Excel, PDF, HTML) e depois o local onde deseja salvá-lo.




O que fazer quando o sistema não está levando o Saldo Anterior para os Relatórios?

     Primeiro verifique se este período tem lançamentos anteriores. Caso tenha, verifique se a opção Saldo Acumulado e Saldo Anterior estão marcadas na aba Configurações na emissão do relatório.        

     Se ainda persistir o erro, faça uma Cópia de Segurança e Reprocesse os Saldos (no menu Movimentos > Reprocessar Saldos).




Ao emitir relatórios, caso não apareça o CNPJ completo, o que devo fazer para corrigir?
Vá no menu Cadastros - Empresas, selecione a empresa em que você está trabalhando e clique em "Editar(F3)". No campo Estabelecimentos, selecione o seu estabelecimento Matriz e clique em "Editar(F3)". Marque a opção "Estab. Matriz" e clique em "OK(F9)" para confirmar a alteração no cadastro do estabelecimento e tecle novamente em "OK(F9)" para confirmar a alteração no cadastro da empresa. Vá ao menu Utilitários - Outra Empresa e clique em "OK(F9)". Depois, é só emitir o relatório novamente.


Após o encerramento do exercício, se ao verificar o balancete as contas de resultado não estiverem encerradas, o que posso fazer para corrigir esse problema?
Vá na aba Configuração do Relatório do Balancete e veja se a opção "Desconsiderar Encerramento" está marcada, caso esteja, desmarque a opção. Se após isso, o problema persistir, desfaça o encerramento e, no seu plano de contas, verifique dentro do cadastro do seu grupo de contas de receitas e/ou despesas se está marcada a opção "Patrimonial". Você terá que desmarcar essa opção para que o sistema considere as contas do grupo como Contas de Resultado. Depois, é só fazer o encerramento novamente e examinar o balancete.

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=224


Para que serve o relatório "Saldos Divergentes"?
   Esse relatório serve para mostrar as contas em que a natureza do saldo está diferente da natureza do cadastro da conta. Ele vai mostrar todos os lançamentos em que ocorre essa diferença.
   Por exemplo, se no cadastro de uma conta foi definido que sua a natureza é devedora e, por algum motivo, foi feito um lançamento que gerou um saldo credor para essa conta, esse lançamento será mostrado no relatório.

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=290


Em quais formatos de arquivo possíveis o sistema AC Contábil pode gerar seus relatórios?

Documento PDF (pdf), Formato Rich Text (rtf), Planilha Excel (xls), Página da Web (html) e o Padrão do sistema (rpf).



Obs: O Formato Padrão (rpf) só é aberto pelos Sistemas da Fortes.




No AC Contábil possui plano de contas Alternativo? Se positivo, como configurar para uso?

Sim. Em Utilitários > Configuração > Listagens e Relatórios > Diversos. Marque a opção, “Utilizar plano de contas alternativo”.





Depois vá no cadastro de Plano de Contas e na opção recém habilitada: “Plano Alternativo” cadastre o Código e a Descrição do novo plano.





Existe a possibilidade de se tirar um Balancete Contábil com contas específicas, como proceder? Por exemplo: Tenho um grande número de clientes e desejo limitar alguns.
No menu Relatórios > Balancete > Contábil, no campo "Conta(s)" tecle no botão “Page Down”, em seguida click em “Marcar várias”, nesse momento aparecerá o plano de contas permitindo que sejam marcadas as contas específicas para que saiam no Balacente Contábil.
 



Em qual relatório posso visualizar: Nome da Empresa, CNPJ, Denominação Social e a quantidade de lançamentos em um determinado período?
No Relatório Estatística Geral. Para visualizar vá no Menu Relatórios > Estatística Geral, selecione a empresa caso necessário ou deixe em branco para que saiam todas e informe o período desejado depois é só clicar em "Visualizar".


Recebi um Livro Caixa de outro escritório em formato rpf, como consigo visualizá-lo?
Vá no menu Relatórios > Carregar..., indique onde está o arquivo em formato *.rpf que foi recebido e clique em "Abrir".


Para que serve a opção de "Livro Caixa" dentro do cadastro de uma conta do plano de contas?

A opção de “Livro Caixa” serve para definir as contas que participarão da movimentação do relatório do Livro Caixa, trazendo assim todos os lançamentos das contas que foram marcadas.






Para que serve a opção "Grande Movimentação" dentro do cadastro de uma conta do plano de contas e como usar?
Essa opção de "Grande movimentação" serve para definir a conta, cuja opção referida esteja marcada, tenha seus lançamentos resumidos por dia no "Livro Razão" e "Razão de Conciliação". Explicação de como configurar, abaixo:

1º Passo: Configurar no cadastro da conta no plano de contas qual é a conta que deseja visualizar de forma reduzida.






2º Passo: Marcar na configuração dos relatórios "Razão de conciliação" ou "Livro Razão" a opção "Resumir Contas de grande movimentação" em seguida é só visualizar.  





Ao tentar emitir o relatório de DLPA, caso apareça a mensagem "Conta de lucros ou prejuízos acumulados não configurada", o que devo fazer?

Vá no menu Utilitários > Configuração > aba Contábil > Lançamentos Especias > Lucros ou Prejuízos Acumulados e informe no devido campo, a conta de lucros ou prejuízos acumulados que você utiliza para receber o saldo vindo da conta encerramento do exercício no momento do Encerramento. Após informar confime no "OK(F9)".




Como definir um Período de Digitação/Delimitar período para lançamentos?

Acesse o menu Utilitários > Configuração > clique na paleta Contábil > Lançamentos, marque a opção - "Restringir" e defina o período desejado para serem efetuados os lançamentos. Confirme no "Ok(F9)".







Tem algum relatório que me traga o histórico (saldo anterior, débito, crédito e saldo atual) de uma conta em um determinado período? Qual?

Sim, o Balancete Histórico. Informe o período e a conta que deseja visualizar.
Pode ser emitido em Relatórios > Balancete > Histórico.




Quais são os cabeçalhos que podem ser impressos no Livro Diário? Como faço?

Os cabeçalhos são: DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos), DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido) e NE (Notas Explicativas). Para tirá-las é só ir na aba “Composição” do Livro Diário, marcar a opção de emitir e informar a quantidade de páginas.








Tenho a possibilidade de importar extrato bancário no sistema? De que banco, como faço essa importação e para que serve essa ferramenta?

Sim. Do Bradesco .Para importar, vou no menu Movimentos > Extratos Bancários > na opção "Importar", informo a conta, o mês/ano, seleciono o arquivo a ser importado e confirmo no "OK (F9)". Essa ferramenta serve para que seja feita uma conciliação bancária pelo próprio sistema, ou seja, ao importar o arquivo com toda a movimentação do banco tenho a possibilidade de tirar o relatório de Conciliação Bancária para comparar o que foi digitado no sistema com o que tem no arquivo importado. É importante saber que será importado o espelho do extrato e que isso não gera os lançamentos, mas otimiza a conciliação.

Importação do arquivo:



Relatório de conciliação:




Já foi feito o encerramento e estou precisando tirar um balancete com os saldos das contas de resultado (Despesas e Receitas). Como faço para tirar esse balancete sem cancelar o encerramento?

Antes de visualizar o balancete vou na aba Configuração e seleciono a opção "Desconsidera Encerramento", com isso, o balancete sairá como se o exercício não estivesse encerrado.







Onde cadastro as assinaturas e em quais relatórios posso utilizá-las?

No menu Utilitários > Configuração > Contábil > Listagem e Relatórios > Assinaturas. Onde informo os dados, seleciono a opção adicionar e marco a opção “Imprimir a Assinatura(s) do(s) Responsável(veis)”. As assinaturas são impressas em: Balancete Contábil, Balanço Patrimonial, DRE, DLPA e nos Livros Caixa, Razão, Diário e LALUR quando marcada a opção de emitir os Termos de Abertura e Encerramento.









Para que serve o cadastro de "Contas com lançamento mensal"?

É um cadastro gerencial, onde são informadas as contas que todo mês possuem pelo menos um lançamento e depois tira-se o relatório "Contas sem lançamento mensal" para verificar se foram feitos os lançamentos nas contas cadastradas.


Cadastro da conta que será gerenciada:




Relatório de gerenciamento da conta:







Como emitir um Balancete Contábil somente com as contas sintéticas?

Em Relatórios > Balancete > Contábil na opção nível, selecione que nível de conta sintética que deseja emitir o relatório.




O AC Contábil possui algum relatório gráfico?

Sim. Em relatórios > Evolução Gráfica.


Configuração do relatório:



Relatório:


Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=229




Se na DRE sair contas com valores zerados como faço para que não apareçam?

Antes de visualizar o relatório desmarque a opção “Imprimir contas com saldo nulo”.




Se na empresa não tiver nenhuma DRE, como faço para criar uma DRE Modelo sem precisar cadastrar toda manualmente?

Em Movimentos > DRE/Apurações Diversas, na opção "Criar (F2)", informe a Descrição como “Modelo”, marque a opção “Copiar estrutura de outra DRE”, selecione a empresa “0001- Modelo” e a DRE Modelo e confirme no "Ok (F9)". Após sair dessa DRE Modelo, vá na opção “Definir como Padrão”.




Explique para que serve a opção "operação" na DLPA.

Serve para que sejam levados para a conta da DLPA somente os lançamentos de uma determinada operação (débito ou crédito) da conta vinculada, ou seja, se for informada a operação "débito" o sistema irá levar somente os lançamentos debitados pela conta vinculada que tiveram  como contra-partida a conta de Lucros ou Prejuízos acumulados.




Tenho como imprimir a agenda? Como?

Sim. Na opção imprimir do rodapé. Marcam-se as opções “Mês/Ano” e “Observações”. Caso não deixe marcar as observações é só diminuir o tamanho da coluna observações na “grid” ou marcar a opção de "Paisagem" na Orientação em antes de imprimir.

Opção de imprimir:



Configuração da impressão:




Tenho um relatório razão de 100 páginas e quero imprimir a partir da página 45, como proceder?

Preparo o relatório normalmente como se fosse imprimir da primeira página, clico em imprimir e no intervalo de páginas informo de 45 até a última página.




Tenho como fazer um encerramento separado por estabelecimento e/ou centro de resultado? Como?

Sim. Primeiramente é necessário ir em Utilitários > Configuração > Contábil > Lançamentos em seguida na área de "Separar lançamentos de encerramento por", marcamos as opções "Estabelecimento e/ou centro de resultado", depois podemos fazer o encerramento normal que sairá com os valores de cada conta divididos.





Tenho uma DRE já criada e depois faço alguns lançamentos. A DRE irá atualizar os valores automaticamente, reconhecendo esses novos lançamentos? Se não, como proceder?

Não irá reconhecer os novos lançamentos. Para que essa DRE reconheça é necessário reprocessar as colunas em que houveram os novos lançamentos.





AC Contábil - Dúvidas sobre Utilitários
Onde alterar a máscara do Plano de Contas?

1º Não pode haver lançamentos no sistema.

2º Caso tenha um plano de contas cadastrado será necessário acessar o sistema com o usuário "SOS" e para pegar a senha entre em contato com o suporte da Fortes Informática.
3º Para alterar a máscara vá ao Menu Utilitários > Configuração,  na paleta Contábil > Plano de Contas, altere a "Definição dos Grupos" e a "Máscara das Contas" conforme a necessidade.

Obs: Indicamos que entre em contato com o Suporte da Fortes Informática para executar este procedimento.




Como Sincronizar cadastros ou copiar os cadastros de uma empresa para outra?

No Menu Utilitários > Empresa > Sincronizar Cadastros, selecione a empresa com a qual deseja sincronizar os cadastros e confirme no "OK (F9). Escolha qual cadastro deve ser sincronizado teclando nas abas na parte superior da janela. Caso queira sincronizar todas as informações clique em << ou >>, mas, caso queira sincronizar apenas uma das informações, selecione a desejada e clique em < ou >. Importante observar que a indicação do sinal implica na importação ou exportação de cadastro de sua empresa para a outra empresa escolhida.



Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_sinc_cad_empresas




Como Transferir Lançamentos de uma conta para outra?

No Menu Utilitários – Transferir Lançamentos, informe o período a ser transferido e qual a conta de origem e destino e depois tecle "Iniciar (F9)".

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_transf_lancamentos




Como excluir de uma unica vez, todos os Lançamentos de uma Conta, Estabelecimento ou Centro de Resultado?
No Menu Utilitários > Eliminar Lançamentos, selecione o período e se necessário faça um filtro pela Conta, Estabelecimento ou Centro de resultados e tecle "Iniciar (F9)".



Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_excl_lancamentos



Como definir um Período de Digitação/Delimitar Período para Lançamentos?
Acesse o menu Utilitários > "Configuração", na aba Contábil > Lançamentos e marque a opção "Restringir" e defina o período desejado para serem efetuados os lançamentos.


Como fazer uma Cópia de Segurança Geral?

No Menu Utilitários – Cópia de Segurança Geral, tecle Iniciar.

     Obs1: A Cópia de Segurança Geral somente pode ser feita no servidor.

     Obs2: Não altere o caminho do Banco de Dados.




Como alterar o código reduzido de uma conta?
Entre no menu Utilitários > Configuração na aba Contábil > Plano de Contas e marque a opção "Alterar código reduzido". Depois entre no cadastro do Plano de Contas, localize a(s) conta(s) que deseja mudar o código e faça a(s) alteração(ões).

Caso queira colocar em ordem todos os códigos reduzidos vá no Menu Utilitários > Renumerar Reduzidos.


Criei uma empresa e não copiei os cadastros de outra empresa, o que devo fazer para copiar os Cadastros (Plano de Contas, Historicos, etc...)?

No Menu Utilitários > Empresa > Sincronizar Cadastros, selecione a empresa com a qual deseja sincronizar os cadastros e confirme no "OK (F9). Escolha qual cadastro deve ser sincronizado teclando nas abas na parte superior da janela. Caso queira sincronizar todas as informações clique em << ou >>, mas, caso queira sincronizar apenas uma das informações, selecione a desejada e clique em < ou >. Importante observar que a indicação do sinal implica na importação ou exportação de cadastro de sua empresa para a outra empresa escolhida.

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/ver.php?codigo=ACC_sinc_cad_empresas




Como faço para expurgar os lançamentos de um determinado período?
No Menu Utilitários > Expurgar Lançamentos, informe até qual data irão ser expurgados os lançamentos, informe um histórico para o lançamento que irá ser gerado como saldo de balanço de abertura dos lançamentos expurgados e tecle Iniciar (F9).

Obs.: Lembramos que o processo de expurgo é irreverssivel, portanto é fundamental que seja feita uma copia de segurança da empresa antes do processo.



Como faço para reorganizar os sequênciais de meus lançamentos, pois os mesmos estão desorganizados?
No Menu Utilitários > Renumerar Lançamentos, informe o período a ser reorganizado e tecle "OK (F9)".

Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=273



O sistema AC Contábil possui alguma ferramenta de Conversão de Moeda?

Sim. Em Utilitários > Conversão de Moeda. Serve para modificar os valores do sistema por uma ocasião de mudança de moeda, aplicando o "fator" de mudança.




No AC Contábil possui plano de contas Alternativo? Se positivo, como configurar para uso?

Sim. Em Utilitários > Configuração > Listagens e Relatórios > Diversos. Marque a opção, “Utilizar plano de contas alternativo”.





Depois vá no cadastro de Plano de Contas e na opção recém habilitada: “Plano Alternativo” cadastre o Código e a Descrição do novo plano.





Como fazer lançamentos com o Código Reduzido?

Temos duas opções:

1ª – Em Utilitários > Configuração > na aba Contábil > Lançamentos, marque a opção “Utilizar códigos reduzidos” e no momento do lançamento no campo de conta é só digitar o código reduzido da conta desejada;





2ª – Em lançamentos tecle "Page Up" no campo de conta e digite o código reduzido da conta desejada.





Ao tentar emitir o relatório de DLPA, caso apareça a mensagem "Conta de lucros ou prejuízos acumulados não configurada", o que devo fazer?

Vá no menu Utilitários > Configuração > aba Contábil > Lançamentos Especias > Lucros ou Prejuízos Acumulados e informe no devido campo, a conta de lucros ou prejuízos acumulados que você utiliza para receber o saldo vindo da conta encerramento do exercício no momento do Encerramento. Após informar confime no "OK(F9)".




Como faço para recuperar um lançamento, conta, ocorrência ou histórico excluído?

Acesse o menu Utilitários > Lixeira. Defina o período (*), marque a(s) opção(ões) que deseja restaurar e clique no botão "OK (F9)". Selecione o dado que foi excluído e clique no botão "restaurar".

(*) Esse é o periodo de exclusão das informações e não a data do lançamento.




Em caso de dúvidas assista o Vídeo Explicativo em nosso Portal do Cliente ou no link abaixo:
http://www.fortesinformatica.com.br/videos/portal_videoteca_ver_new2.php?id=228




Existe alguma análise de inconsistência no sistema Fortes AC?

Sim. Em Utilitários > Lançamentos Inconsistentes. Essa ferramenta irá analisar se há algo de errado nos lançamentos contábeis.




Tenho como acessar o FAQ por dentro do AC?

Sim. Através do Ícone vermelho com o Sinal de Interrogação (?).




Tenho como apagar todo o plano de contas de uma vez só? Se sim, diga em que circunstância eu posso fazer e qual o processo?

Sim. Somente poderá apagar o plano de contas se não houver lançamentos feitos na empresa. Para isso, deve ir ao menu Utilitários > Empresa > Apagar cadastros, marque a opção “Plano de Contas” em seguida clique em "Apagar (F9)". O sistema irá pedir confirmação da senha, se refere a senha que o usuário acessa o sistema.








Nos lançamentos como faço pra que sugira a ocorrência do lançamento anterior?

No menu Utilitários > Configuração > Contábil > Lançamentos, marcar a opção de “Sugerir ocorrência anterior”. Confimar a alteração no "Ok(F9)".




Onde cadastro as assinaturas e em quais relatórios posso utilizá-las?

No menu Utilitários > Configuração > Contábil > Listagem e Relatórios > Assinaturas. Onde informo os dados, seleciono a opção adicionar e marco a opção “Imprimir a Assinatura(s) do(s) Responsável(veis)”. As assinaturas são impressas em: Balancete Contábil, Balanço Patrimonial, DRE, DLPA e nos Livros Caixa, Razão, Diário e LALUR quando marcada a opção de emitir os Termos de Abertura e Encerramento.